Como abrir um coco seco
- Chef Sarada
- 2 de abr. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 18 de mar. de 2024
Precisamos conversar sobre o coco
O leite de coco caseiro é uma excelente opção para substituir o leite de vaca. Certamente, o coco seco (aquele de casca marrom) é uma das frutas mais difíceis de acertar na hora da compra e também de consumir. Como seria legal se esse coco tivesse a casca igual a da banana! rsrs Entre a compra do coco seco e a obtenção do leite são necessários vários pequenos procedimentos:
1 - furar um dos três pontos pretos do coco;
2 - retirar a água do coco;
3 - quebrar o coco;
4 - separar a parte branca do coco da casca externa;
5 - só para quem tem coragem: retirar a pele marrom escura fina que fica sobre a parte branca (nunca fiz isso porque o item anterior já acaba com a minha paciência e também porque não afeta muito o resultado final, então vamos poupar a fadiga rsrsrs)
Para resolver esse problema, você pode comprar o coco seco já em pedaços, como já vi a venda tanto em feiras livres como em sacolões. Um pouco mais caro, é claro, mas bem prático! Mas talvez não seja um coco tão fresco, vale a pena confirmar se ele foi cortado no mesmo dia da compra.
Ou então, você pode descobrir como abrir o coco seco em casa! Até bem pouco tempo atrás, eu costumava deixar o coco no forno bem quente até que ele rachasse, como ensinei neste vídeo:
Na época em que publiquei esse vídeo, algumas pessoas me disseram que costumam esquentar o coco no chama do fogão até que ele se rache. Mas nesta louca conjuntura de 2022 (pandemia + guerra = inflação), resolvi testar métodos que não dependessem nem de energia elétrica nem de gás.
Me lembro de ter visto cocos racharem espontaneamente na fruteira em um dia bem quente de verão. Acho que esse método pode não ser muito confiável durante o ano inteiro, mas é bem provável que um coco rache se ficar exposto ao sol por algumas horas... será que estraga a polpa?
O primeiro método que testei foi colocar o coco no congelador. Vi um vídeo de uma moça que conseguiu retirar tanto a casca mais grossa do coco como aquela outra casca mais fina e marrom que fica grudada na polpa branca e fiquei super animada. Infelizmente, não consegui o mesmo resultado porque quando quebrei o coco, a polpa branca estava grudadíssima na casca dura e impossível de tirar sem descongelar. Não me empolguei para tentar de novo, se você domina esta técnica, pode me dar dicas?
A única certeza que tive com esse processo de congelamento, foi que o meu critério de escolha na hora de comprar o coco (chacoalhar para saber se ainda tem água dentro) não garante um bom coco. Claro que se não tiver água nenhuma dentro dele significa que não está bom para ser consumido, mas também não é certeza de que está bom... E também percebi que o sabor da água do coco é idêntico ao da polpa, ou seja, se ao esvaziar o coco você sentir que a água dele está com o sabor desagradável, nem precisa ter o trabalho de abrir o coco porque a polpa também vai estar com esse sabor ruim também, infelizmente.
Então decidi tentar a coisa mais simples de todas: enrolei o coco em um pano de prato e bati com toda força no chão. Sem forno nem congelador, em temperatura ambiente! E para a minha surpresa, deu super certo. Bati várias vezes até o coco se partir em vários pedaços. Às vezes, a gente precisa mesmo ver as coisas de um jeito menos complicado, não é mesmo?

Com o desafio de abrir o coco resolvido, ainda gostaria de aprender uma forma mais fácil de separar a parte branca da casca dura do coco. Uma vez, caí na besteira de tentar separar com uma daquelas facas pequenas de legumes com a pontinha afiada e consegui machucar a minha mão em dois lugares diferentes, então realmente recomendo que você use uma faca sem ponta para esse procedimento. Me conta se você conhece algum jeito mais fácil de fazer isso?
Todo esse esforço para ter a praticidade de um pote com pedaços de coco seco para deixar no congelador e ir usando conforme preciso.
(acrescentar foto do coco congelado)
Não costumo bater litros de leite de coco, mas é ótimo ter pedaços de coco no congelador sempre que quero fazer um golden milk ou chocolate quente! Veja no meu ebook de café da manhã.